terça-feira, 18 de outubro de 2011

Moções


             Repúdio à negação pela SUINFRA da realização de feiras da economia solidária e produtores agroecológicos no Campus Centro da UFRGS.

            Apoio às ocupações do MST, em especial as realizadas nesta segunda-feira em Viamão, Vacaria e Sananduva, lutando para que áreas que antes pertenciam ao tráfico voltem-se à produção familiar e ao sustento das família. Além disso, reiterar a necessidade de cumprimento do acordo feito entre MST e Governo Estadual e Federal de assentar 1000 famílias.

            Repúdio à Reitoria da PUCRS pela sindicância contra os 36 estudantes que estavam nas mobilizações por democracia no DCE da PUCRS.

            O V Congresso de Estudantes da UFRGS vem por meio desta moção expressar o seu descontentamento com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, nos mais diversos âmbitos. Desde a maneira antidemocrática como se mantém no cargo há 22 anos, passando pela forma escusa como conduz as negociações de venda dos direitos de transmissão dos campeonatos da CBF - sempre beneficiando os veículos de mídia das Organizações Globo - até a maneira desumana como vem pactuando com as desapropriações unilaterais de comunidades populares em benefício da Copa de 2014, já que acumula o cargo de presidente do Comitê Local Organizador da Copa. As diversas acusações de corrupção já comprovadas, inclusive na imprensa internacional, corroboram com o pensamento de que já passou da hora de ele deixar o cargo e pagar pelos seus crimes. A cada rodada dos campeonatos as tentativas de protesto pacífico, através de faixas nos estádios do país são censuradas, bem como as manifestações do movimento estudantil, que são reprimidas pelas Reitorias. O “mandatário maior” do futebol brasileiro nada mais é do que o reflexo da atual política nacional, e por isto também o V Congresso de Estudantes da UFRGS exige: FORA TEIXEIRA!

Repúdio a todo tipo de piada machista, como o quadro do programa Zorra Total em que é feita apologia à violência sexual contra a mulher nos metrôs e como manifestações como a de Rafinha Bastos.

Repúdio as desapropriações e o desrespeito aos direitos humanos em decorrência das obras da copa do mundo no Brasil. Apoio aos Movimentos sociais que lutam por essa pauta.

Moção de repúdio a presença da Monsanto na semana acadêmica da agronomia.

Em defesa do SUS totalmente público e de qualidade, contra as privatizações dos HUs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário